Ao pensarmos no bem-estar de nossas famílias, é indispensável à aquisição de um bom condicionador de ar. Estes produtos proporcionam o conforto, sejam em estações mais quentes como o verão, ou frias, como o inverno, garantindo sempre uma temperatura ambiente ideal.
O mercado oferece inúmeros modelos para os mais diversos ambientes e o consumidor pode encontrar facilmente o aparelho que melhor se adapta ao seu ambiente e suas necessidades.
O que é e como funciona?
Existem três fatores importantes para o controle destes aparelhos. Que influenciam na qualidade do ar: temperatura, umidade e ventilação. Sendo um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, o sistema adequado deve ser eficiente no controle destes fatores.
A principal função do aparelho é expulsar o ar quente ou o ar frio nos sistemas de ciclo reverso. O ar-condicionado mantem a temperatura e a umidade controladas em qualquer estação do ano e sejam quais forem as condições climáticas.
Como no verão o clima precisa de refrigeração e no inverno, aquecimento, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, que podem aquecer o ambiente.
Conheça as diferenças entre os modelos
Janela ou Parede - São os mais populares, mais utilizados e baratos. Sua instalação deve ser embutida na parede. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.
Portáteis – São aparelhos práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde a climatização for necessária. E tem um custo zero de instalação. Asseguram a renovação do ar no ambiente, expelindo o ar quente para o exterior e trazendo o ar frio para o interior.
Split – Os aparelhos podem ser fixos ou móveis. Possuem duas partes distintas: uma é instalada no interior da casa e a outra parte fica do lado de fora da residência. Os splits mantém a temperatura do ambiente controlada, reduzem o ruído da operação, pois seu condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar. O tipo móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente da residência ou escritório.
Sistemas Centrais – São recomendáveis para ambientes comerciais para que a climatização de muitos ambientes seja feita simultaneamente. Eles têm um custo maior de aquisição, operação e manutenção. São muitos silenciosos e não ficam nas fachadas de prédios. Esses sistemas podem ser encontrados em shoppings, grandes empresas, supermercados etc.
BTU. O nome que vem do frio
BTU (British Thermal Unit = Unidade Térmica Britânica) trata-se de uma unidade de potência que determina a capacidade máxima de refrigeração do produto. Quanto mais alta a unidade, maior a potência, o que significa que o ambiente ficará mais frio.
Qual seria o aparelho mais adequado para você?
Os condicionadores de ar com até 6.000 BTUs são geralmente indicados para ambientes menores. Apartamentos pequenos, para solteiros ou casais sem filhos. Refrigeram bem o ambiente geralmente trazendo um resultado bastante satisfatório. O mercado oferece vários modelos de diversas marcas e preços bem acessíveis.
Residências maiores com mais cômodos necessitam de aparelhos com potências maiores, de 9.000 BTUs ou até mesmo 12.000 BTUs. São adequados para famílias com filhos, ambientes que tenham um número maior de pessoas. Encontram-se também em escritórios, consultórios médicos, onde há uma relativa circulação de pessoas. Costumam manter a temperatura bem agradável proporcionando conforto e sensação de bem-estar entre os presentes no local.
Existem aparelhos de todos os tamanhos, potências e estilos. A seguir, segue uma tabela indicando modelos ideais de acordo com o tamanho do ambiente e variações do clima:
Dimensionamento do Ambiente
Para isso você tem que levar em consideração o tipo de ambiente onde o aparelho irá ficar, a quantidade de janelas e portas presentes no ambiente, número de pessoas que vão ocupar o espaço, a quantidade de aparelhos que produzem calor e se o ambiente recebe a luz direta do sol pela manhã, tarde ou o dia inteiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário